Noticias
É hora de ler toda a informação relevante sobre o imobiliário em Portugal.
Noticias
Voltar \ Imobiliário - Portugal

Imobiliário - Portugal

22 set 2021
Imobiliário - Portugal
Dicas para aumentar a segurança dos profissionais imobiliários

Agente imobiliária foi deixada em risco de vida por um alegado cliente na visita a uma casa. Como evitar circunstâncias destas?

 

Uma agente imobiliária foi recentemente violada, esfaqueada e deixada em risco de vida, por um alegado cliente, durante a visita a uma casa em Sobral de Monte Agraço, perto de Torres Vedras. A notícia deixou o país em sobressalto e trouxe para a ordem do dia a importância do reforço da segurança no imobiliário. A este propósito, o idealista/news foi consultar a NAR (National Association of Realtors®) sobre como devem atuar os profissionais da mediação e apresentamos agora um conjunto de dicas úteis para ajudar a aumentar a segurança.

"A segurança é, e será, sempre uma palavra fundamental para qualquer atividade de negócio, seja para garantir a segurança para um cliente ou para garantir a segurança para um profissional", começa por dizer Luís Filipe Janeira, diretor para a Europa Ocidental do conselho de administração da NAR ao idealista/news.

Mediadores imobiliários
Foto de Ivan Samkov en Pexels

O responsável, que é também o CEO e Real Estate Broker do grupo de agências Century 21 Principal, destaca que "em Portugal têm ocorrido, como em todos os países e em todas as atividades comerciais, situações imprevistas, perigosas e por vezes até evitáveis caso houvesse um plano", frisando que, no entanto, "não é prática comum o debate deste tema no nosso país, nunca percebi porquê e muito menos percebo a carência de recomendações ou protocolos de segurança nas diversas empresas, marcas e associações".

Apresenta, por isso, algumas formas e procedimentos da NAR que os profissionais do setor do imobiliário e principalmente os agentes/consultores devem seguir. 

Planear a segurança de um agente imobiliário

  • Reunir sempre com novos clientes no escritório ou num local neutro, como uma pastelaria, café ou restaurante
  • Partilhar a agenda diária com um colega, assistente ou familiar
  • Comunicar e registar questões de segurança da angariação (como pouca rede de telefone, local remoto, zona desabitada, etc)
  • Não expor a vida pessoal
  • Não realizar casas abertas (Open Houses) sozinho(a)
    Foto de Alena Darmel en Pexels
    Foto de Alena Darmel en Pexels
  • Verificar a bateria do telemóvel e sinal de rede antes de um compromisso
  • Orientar os clientes a andarem à frente ao visitar um imóvel, não conduzir
  • Nunca entrar no sótão, espaços apertados ou garagens onde exista a possibilidade de ficar preso
  • Planear anualmente o tempo de formação e atualização em protocolos de segurança
  • Etc.

Dicas e Práticas de segurança recomendadas pela NAR

  • Manter sempre presente as 56 dicas semanais para REALTORS® (https://cdn.nar.realtor/sites/default/files/documents/Safety-Program-56-Tips-English.pdf)
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para consumidores
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança Covid-19
    Foto de Thirdman en Pexels
    Foto de Thirdman en Pexels
  • Ter presente as normas RGPD e manter um protocolo de segurança sobre gestão de informação
  • Ter presente o conceito da segurança no dia a dia, usar sempre a regra dos 10 segundos REALTOR® (antes de tudo, observar todo o meio à sua volta durante 10s e assegurar-se que é seguro continuar)
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para Casas Abertas (Open Houses)
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para zonas rurais ou remotas
  • Criar e atualizar um protocolo de segurança para o seu escritório do dia a dia.

Luís Filipe Janeira defende que "num mundo profissional nada deve estar ao acaso, tudo deve ser previsto, nomeadamente a segurança de todos os intervenientes, evitando a sorte ou a falta dela e sim concretizar planos com sucesso".

O que é a NAR?

A NAR nasceu para o mundo no dia 12 de maio de 1908, sendo que a base da sua existência é um código ético, com princípios como profissionalismo, segurança, igualdade, livre iniciativa e propriedade privada bem como a sua defesa na sociedade diariamente. Em Portugal os REALTORS® estão representados através da associação PIR (Portuguese International Realty), desde 28 de outubro de 2019.

Foto de Kampus Production en Pexels
Foto de Kampus Production en Pexels

"Com mais de 113 anos de experiência, os REALTORS® têm hoje estruturas, abordagens e protocolos de segurança, experimentados, vividos e comprovados em diversos países do mundo pelos seus mais de 1.500.000 associados", realça Luís Filipe Janeira.

E deixa algumas propostas de formação da responsabilidade da NAR.

Recursos de proteção pessoal 

NAR
NAR


Autor:Redação
22 setembro 2021, 7:36


Link: https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2021/09/22/48980-dicas-para-aumentar-a-seguranca-dos-profissionais-imobiliarios
Veja Também