Noticias
É hora de ler toda a informação relevante sobre o imobiliário em Portugal.
Noticias
Voltar \ Imobiliário - Arquitectura

Imobiliário - Arquitectura

27 abr 2021
Imobiliário - Arquitectura
Arquitectura portuguesa no topo da excelência

A arquitectura portuguesa continua a mostrar que estamos no topo da excelência. A  Casa da Calçada, em Vilar do Paraíso, nos arredores do Porto, é o exemplo da beleza ao serviço de uma reabilitação, num projecto do Ren Ito Arq.

A Casa da Calçada tem a sua origem no século XVIII. A propriedade estende-se por uma área de 5000 m2, na qual
estão dispersos vários edifícios anexos. Neste projecto, o terreno foi dividido pelos diferentes edifícios e cada uma destas áreas foi concebida como um lugar único.

De acordo com a equipa projectista do atelier Ren Ito Arq, foram renovadas uma residência e uma casa de hóspedes. "O caminho de aproximação à entrada sob treliça de videira aparece após passar-se o portão de entrada que foi reconstruído. Este percurso conduz o visitante a uma área que optámos por ampliar e na qual se inserem um hall de entrada e um quarto. A partir do hall de entrada podemos ver a casa de hóspedes e o corredor das escadas".

O piso térreo da casa principal está atribuído às áreas comuns, como a sala de estar ou o escritório, enquanto as áreas privadas, como quartos e WC ocupam o segundo andar.  A casa principal tem um plano em forma de cruz com o corredor da escada no centro.

O espaço de entretenimento está localizado no lado norte, o hall de entrada no lado leste, o escritório no lado sul, a sala de estar e a cozinha ficam no lado oeste do hall da escada no R/C. No segundo andar, há o quarto principal, cuja casa de banho e o closet se situam no lado norte. Os quartos encontram-se nos lados leste e sul.

"Podemos ver o jardim com relva no lado norte e o pátio sob videira ao sul separados pela sala de estar com janelas amplas. A sala tem treliças de madeira, uma lareira e uma cozinha. Há lavandaria, adega, loja de vinhos, quartos e ginásio no prédio anexo", lê-se na memória descritiva.

A casa de hóspedes tem dois andares ligados por escadas. Há sala de estar, sala de jantar e cozinha no piso térreo. O segundo andar um quarto e uma casa de banho. O edifício anexo da casa de hóspedes possui um vestiário para a piscina, uma casa de banho e arrumos destinados às ferramentas de manutenção do jardim. Uma cozinha exterior e uma piscina são ajustadas à casa de hóspedes.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Casa da Calçada 
Atelier de Arquitectura: Ren Ito Arq.
Colaboradores: Diana Todorova, João Ramos, Rita Gomes, Yuko Inoue,
Bernardo Faria, Elodie Marimba, Maria Milicková, Sofia Augusto, Michela Piddiu, Mogan
Dano, Claudia Antal, Inês Ferrão, Jan Binter, Nuno Carvalho Rodrigues, Silvia Snopková,
Aws Omran, Urban Vamberger
Projecto Engenharia: A400
Produção de iluminação: Opolab 
Website: www.ren-ito.com
Localização: Porto
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 700m2
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net

27/04/2021

Veja Também